Um pouco da minha história ...


Titina Corso (Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 1961) é Artista Plástica, Poetisa, Fotógrafa, Professora de Artes Plásticas, Conservadora e Restauradora, Pedagoga especialista em brinquedos educativos e educação especial. 
Na infância já demonstrava os dotes criativos e artísticos, no balé e representações teatrais. Neta do Artísta Plástico e empresário pernambucano, Luiz Gentil, formado pela Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, cresceu estimulada pela família de educadores transdisciplinares. Aos 10 anos, quando teve seu projeto selecionado em concurso para o novo desenho da Praça Papai Noel, espaço público do bairro Moneró, em frente à Escola Rodrigo Otávio na Ilha do Governador - RJ. Desenho este que planejava os espaços do brincar da nova Praça Papai Noel, reformada logo em seguida pela prefeitura proporcionando um novo espaço de lazer aos moradores do bairro. Mais adiante, ainda na escola pública, participa de novo concurso da prefeitura de projetos artísticos, orientado pela escola Municipal Rodrigo Otávio, recebendo o primeiro lugar, sua criação teve bases nos pilares que adornam o altar principal da Igreja de São Pedro de Roma, formando releituras a partir dos desenhos e linhas já existentes neste monumento. 
Estudou Belas Artes no início dos anos 80 na Escola Nacional no Rio de Janeiro, incontáveis cursos de especializações artísticas e utilização de seus materiais, com grandes mestres das artes do cenário Nacional e Internacional. Frequentou cursos no Parque Lage no Rio de Janeiro. Estudou também com mestre Vitorino, artista português porcelanista que introdiziu materiais e técnicas da pintura sobre porcelana no Brasil. Manteve na Ilha do Governador, um Atelier-Escola, frequentado por diversos alunos, para diversas técnicas - Desenho, Óleo sobre Tela, Acrílico sobre Tela, Porcelana, Madeira, Encáustica, de onde muitos saíram com premiações nas artes. Em 93 faz especialização em retratação com o renomado artista Iraniano - Said Ahmad e com o qual trabalha posteriormente como artista contratada na restauração da Mesquita do Brás em São Paulo em 2001. 
Em Novembro de 1993 toma posse na Academia de Letras e Artes de Paranapuãn (ALAP) fundada pelo escritor Albene Fagundes de Araújo - Presidente idealizador-fundador em homenagem a Ilha do Governador, local histórico do Rio de Janeiro, considerada Utilidade Pública sob a Lei nro 1644 de 27/12/1990, no Auditório da Academia Brasileira de Letras, tendo como Presidente de Honra Austregésilo de Ataíde, ocupa a cadeira nro 19, sob patronímica de Antônio Parreiras, recebe duas Moções Culturais pela Câmara Municipal do Rio pelos trabalhos prestados à cultura estabelecendo-se desde então como Assessora Cultural da Academia, sob a Presidencia atual da ALAP de Eliane Mariath Dantas. 
Em 1996, é selecionada por convite da União Católica dos Artistas Italianos para expor seus trabalhos na Galeria La Pigna propriedade da administração do Vaticano em Roma - Itália, uma de suas obras neste evento passa a integrar o acervo artístico do Vaticano, a obra intitula-se "Só Cristo". Tem contato por esta ocasião com diversos expoentes da arte Italiana, incluindo Monsenhor Tiani, sendo alvo de críticas positivas do Crítico de Arte Maximo Giraldi e da RAI Italiana, ainda sob as atividades artísticas propostas por este evento, tem contato com obras de restauro em painéis, pinturas e construções que aconteciam em toda a Roma, encantada com as possibilidades de interagir com a preservação e restauro  de obras de arte, busca aprimorar mais seus conhecimentos artísticos também para a especialização em Conservação e Restauração - profissão ainda não regulamentada infelizmente no Brasil , participa também da formação Especialista Técnico em Conservação e Restauro de Arte Sacra (2008), pelo Centro Técnico Templo da Arte, no Ipiranga em São Paulo. No mesmo ano de 1996, viaja para a África do Sul para integrar a comissão de artístas que reinaugura o Museu de Roodepoort e recebe a Medalha de Prata Artística Internacional.  
Em 1997 transfere sua moradia para o Estado de São Paulo, desde então atuando na área Cultural e Artística deste Estado, onde atua na área docente das artes, produzindo ainda inúmeros trabalhos artísticos, em seu Atelier onde ministra aulas de desenvolvimento para profissionais da área e desenvolve seus projetos de arte até a data atual.  
Em 2000 expõe em Paris - Galeria Everarts na comemoração "Brèsil 500 ans" e no Líbano onde recebe a Medalha de Ouro artística Internacional. É convidada a dedicar-se também em São Paulo a pesquisa de materiais para a Licyn - Utti Gutti e a algumas colunas jornalísticas para o Jornal Novas Técnicas e da Revista Contemporânea de Arte. 
Em 2010 especializa-se em Pedagogia na Faculdade Sumaré, por manter um elo íntimo com a aducação no desenvolvimento de Brinquedos e Materiais de apoio pedagógico, desenvolve sua pesquisa acadêmica na construção educacional parceira em meios tecnológicos, apontando o jogo virtual "Farmville" aplicativo do Facebook como fonte de pesquisa e sua utilização educativa paralela com as experiências do mundo real. Volta-se para este tema por observar o uso da tecnologia tão presente nos tempos atuais tanto no campo educativo como no campo artístico.

Em 2011 participa do Circuito Internacional de Arte Brasileira que percorre a Áustria, Évora, Madri e Belo Horizonte. Em Évora desenvolve ainda mais seus conhecimentos artísticos em um curso de extensão em Artes Plásticas - Desenvolvimento da cor, na Universidade de Évora. É ainda através deste curso que tem um de seus trabalhos desenvolvidos dentro da UÉ, selecionado para aderir ao Projeto Utopia Azul.
Na gestão da Prefeita Marta Suplicy em São Paulo se engaja em movimento para a aprovação de projeto para a formação de um centro cultural e educacional público na região da sub-prefeitura de Pinheiros, junto a diversos amigos e companheiros de atividades artísticas, o projeto é aprovado e comemorado, porém como todo filho caminha sózinho este depois de um tempo tem suas bases culturais e educativas alteradas das que foram apresentadas em projeto. Atualmente funciona no local a Praça Vitor Civita.
Em seu trabalho fotográfico volta olhares na natureza, em folhagens e flores menos observadas, para a presença humana e seus movimentos na vida cotidiana e cultural, texturas e para a beleza poética do momento não falado. É também poetisa, com diversas poesias encartadas em Antologias Nacionais. Tem seus trabalhos artísticos catalogados e em diversas mídias disponíveis para pesquisa. É também mencionada como Destaques e Personalidades no livro São Paulo 450 anos - Sua História e seus Monumentos do IBB - Instituto Biográfico do Brasil. 
Continua atuante no cenário artístico cultural Brasileiro e Internacional. Tomando posse em 2009 na Academia Lusófona de Letras (ACLAL), em Castro D´Aire - Portugal, tendo exposto suas obras nos mais tradicionais locais culturais deste País.

Tem algumas de suas obras em Museus e Casas de Cultura Nacionais e Internacionais, como: Galeria da Administração do Vaticano - Roma - Itália; Sala Cultural da Universitè de Poitiers - França; Museu Maria da Fontinha - Castro D´Aire - Portugal; Pinacoteca da Câmara de Figueró dos Vinhos - Portugal e outros.
Luta pela Cultura e sua memória, pela educação através da cultura, é observadora e pesquisadora dos movimentos culturais brasileiros e das brincadeiras tradicionais.
Obra Acadêmica: "FARMVILLE" - O jogo Virtual gerando temas para a transdisciplinaridade.
            Obras Literárias: Antologias Nacionais da Academia de Letras e Artes de Paranapuã (ALAP)

Estou no Twitter ! www.twitter.com/titinacorso

Vai lá também...